segunda-feira, 1 de junho de 2009

O livro que estou a ler muito devagar



"- Tenho de lhe explicar porque vim até aqui – disse Jaimemorto. – Andava à procura de um recanto sossegado para fazer uma experiência. Vejamos: pense cá no meco como se fosse uma capacidade vazia.
- Um tonel? – propôs Ângelo. – O senhor bebeu?
- Não – disse Jaimemorto. – Estou vazio. Só tenho gestos, reflexos, hábitos. Mas quero encher-me. É por isso que psicanaliso as pessoas. Mas o meu tonel é um tonel das Danaides. Não assimilo nada. Fico-lhes com os pensamentos, com os complexos, com as hesitações, e no fim nada me resta. Não assimilo ou assimilo bem demais… o que vai dar no mesmo. É claro que retenho algumas palavras, algumas fórmulas, alguns rótulos; conheço quais os termos que se devem empregar para as paixões, para as emoções, mas a estas não as sinto."

O Arranca Corações - Boris Vian

Sem comentários: