quinta-feira, 5 de março de 2009

A história de uma nespereira que viu uma familia nascer e morrer

Os avós viviam numa casa muito modesta numa bonita aldeia. Em frente à casa havia uma nespereira muito grande. Uma árvore que tinha sido pequena quando os avós eram novos. Eles tiveram quatro filhos, dois meninos e duas meninas. Estes cresceram e a nespereira também. Os quatro filhos, deram seis netos aos avós.
A nespereira acompanhou-os ao longo dos anos. Todos os anos ficava carregada de nêsperas e também deixava cair muitas folhas. O avô varria as folhas com as suas vassouras de giesta que ele próprio fazia.
O avô fez uns bancos corridos com umas tábuas que ficaram debaixo da nespereira.
Aos domingos, a família chegava e reunia-se à sombra da nespereira nos dias de sol.
O avô sentava-se sempre numa cadeira. Ficava muitas vezes silencioso e olhava para os filhos e netos com orgulho. A avó sorria muito e raramente se sentava.
A nespereira ouvia-os falar e ficava feliz por observar o amor e a alegria daquela família.
Ela também gostava muito de ouvir a musica que vinha do rádio do avô, as vozes das crianças que corriam no carreiro ladeado de flores que separava a estrada rudimentar até à casa. Gostava de ouvir os passos das pessoas que chegavam e diziam o nome do avô com admiração e respeito.
Um dia o avô ficou doente. Todos tiveram medo mas o avô foi resistindo. A nespereira rezou pelo avô. O avô sofreu, até que um dia acabou por morrer.
A nespereira chorou.
A vida continuou e avó era uma mulher forte. A família reunia-se debaixo da nespereira e a avó vestida de preto sorria e mostrava as rugas do tempo e do trabalho. A nespereira também envelheceu mas continuava a dar os seus frutos doces, que muitas vezes secavam e caíam.
A avó viveu mais dez anos e no final esqueceu-se de quase tudo.
A nespereira viu o caixão sair e chorou. Naquele dia ela percebeu que aquela família não ia resistir a duas perdas tão duras.
A família desmoronou-se ano após ano. A nespereira ficou cada vez mais triste e sentiu-se muito só.
Um dia a nespereira foi cortada e a história daquela família acabou.

Sem comentários: